terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Especial: Porque você vai querer um 3DS... Tecnologia a serviço da diversão.


A Nintendo é famosa por surpreender seus fãs com anúncios bombásticos e inusitados. Durante a E3 2010, os fãs da Big N foram surpreendidos com uma enxurrada de novidades que deixou até quem não é entusiasta de boca aberta. Anúncios como o novo jogo da série Zelda, Donkey Kong Country Returns, um remake do clássico Goldeneye, enfim... Já era muita coisa mesmo para os mais exigentes jogadores, mas o melhor ainda estava por vir. Anunciado escassamente poucos meses antes da E3, a maior expectativa estava mesmo por trás do novo portátil da Nintendo: O 3DS. Quando Reggie Fils-aimé iniciou o discurso sobre a nova tecnologia 3D sem óculos, parecia algo inacreditável.
Então eis que entra no palco da E3 Satoru Iwata, o figurão da Nintendo para revelar e mostrar pela primeira vez ao mundo o portátil que revolucionaria mais uma vez o mundo dos jogos. Com uma aparência modesta e um design muito próximo do atual portátil da Nintendo, O 3DS representava um oceano de expectativas para o público que acompanhava o evento... A platéia silenciou e parecia hipnotizada para tentar observar todos os detalhes.


O que foi revelado no evento:

O novo portátil vem com um analógico deslizável, o cicle pad, que encaixa perfeitamente no polegar. Creio que todo mundo lembra a dificuldade que foi jogar o Mario 64 Ds no D-pad (o direcional de cruz), e a Nintendo entendeu isso. Quem experimentou depois da conferência deixou muito claro que o analógico do 3DS é muito mais funcional e confortável que o do PSP da Sony. Nesse aspecto, ponto para a Nintendo!
Como o efeito 3D pode provocar dor de cabeça ou algum tipo de desconforto se usado por muitas horas, você pode controlá-lo aumentando, diminuindo, ou mesmo desligando completamente o efeito, de acordo com sua necessidade. Esse ajuste se dá por um botão deslizável na lateral na tela superior. Já foi dito que o efeito não será obrigatório em todos os jogos, mas a mudança na experiência ao desligá-lo completamente é considerável. Em contrapartida, com o 3D desligado percebe-se uma melhor nitidez gráfica dos jogos, deixando alguns detalhes de cores mais vivas emais vibrantes.

Mas afinal, qual a vantagem do efeito 3D para os games?

Bem, essa é uma pergunta simples, mas com uma resposta complicada... Afinal, se o efeito 3D não é obrigatório a experiência será apenas vislumbrar o visual? Sim e não!
Deixe-me explicar: O efeito 3D dá uma noção melhor de profundidade, fazendo com que seja mais fácil perceber a distância entre um objeto e o personagem. Os jogos de plataformas, por exemplo, serão muito beneficiados pelo efeito porque melhoram consideravelmente a percepção de espaço. Ao desligá-lo, essa distância real percebida passa a ser uma distância imaginada pelo cérebro, como fazemos sempre em jogos atuais. Como os desenvolvedores farão para não prejudicar o gameplay de quem desligar o efeito eu não sei... 
Street Fighter IV 3D, por exemplo, tem duas opções de experiência de jogo, uma para o 3D e outra para 2D. Jogar em perspectiva 3D, com o efeito desligado, é impraticável, segundo quem já experimentou o game, já que perde-se totalmente a noção de profundidade, fator para qual esse modo foi desenvolvido.

Uma diversidade considerável de recursos: Tudo em prol da experiência e da diversão!

Quando a Sony lançou o PSP em 2005, os executivos da empresa pareciam acreditar que o poder de um portátil era proveniente da capacidade gráfica e de recursos técnicos de multimídias que o mesmo poderia oferecer aos usuários. Por isso, o PSP foi lançado com gráficos de ponta e uma quantidade considerável desses recursos. Era possível assistir filmes, navegar na web via wi-fi, escutar mp3 etc. A Nintendo sempre foi contra essa tendência. Para a empresa tais recursos só são relevantes se, de alguma forma, trouxerem alguma diversão ou melhore em algum aspecto a experiência do usuário em um jogo, em se tratando de possibilidades. Afinal de contas, para todos os efeitos, trata-se de um vídeo-game e um vídeo-game tem como PRINCIPAL propósito a diversão! O DSi, por exemplo, só ganhou as duas câmeras por causa do software de edição de fotos qvia touch-screen ue tornava a coisa um tanto divertida. Pois bem, com o 3DS essa premissa foi mantida e ampliada. Os recursos do portátil visam mesmo à diversão. 

Câmera 3D:

O Nintendo 3DS é equipado com três câmeras: Uma na frente e duas atrás da tela superior. A câmera da frente tem a mesma finalidade proposta pelo DSi, já as duas externas vem com uma proposta interessante e inédita. 
Essa será a primeira vez que será possível fotografar em 3D e visualizar no próprio aparelho – Já falei que a visualização é sem óculos especiais, certo?! Como se não fosse o bastante, ainda dá para interagir com essas imagens por meio de um software pré-instalado de edição, semelhante ao que vem com o DSi. Bacana, não?!


Mii Creator:

Lembra como era legal criar os Miis no seu Wii quando você ligou o vídeo-game pela primeira vez? Pois é, era bacana no início, mas quem tinha muitos amigos ou, na maioria dos casos, quando seus amigos chegavam a sua casa e já estavam secos por uma partida de Wii Sports era meio entediante ter que esperar vários minutos para criar um Mii exclusivo, e que ficasse parecido. Muda isso, muda aquilo, afasta cá, aculá... Então... Isso acabou! Com o 3DS a criação de Miis ficou muito mais prática e precisa. Tudo que você precisa fazer é tirar uma foto com uma das câmeras do portátil. O 3DS vem com um software que cria para você um Mii que é a sua cara. Não achou parecido? Ok... O software gera várias possibilidades de Miss e você escolhe o que achar mais parecido. E, se ainda assim for o caso, é possível editá-lo depois de escolhê-lo!

Realidade Aumentada:
  
 
Se você não sabe o que é Realidade Aumentada dê uma pausa na leitura e procure rapidinho no Google “realidade aumentada”. Achou? Agora leia! Certo... Já dá para imaginar esse recurso extraordinário sendo usado em jogos? Então, na apresentação da Nintendo World 2011 que aconteceu recentemente no Japão deu para ver uma infinidade muito grande de possibilidades.
Os games de Puzzle, como os do Professor Layton, se bem aplicados, fariam muito sucesso com esse recurso! Já vem instalado no console um aplicativo com games usando essa tecnologia para atiçar sua imaginação.

Video demonstrativo:




  3DS Sound:

Este recurso já é explorado no Dsi e, pelo que foi mostrado até agora, esta versão não terá nenhuma melhora expressiva em relação ao antecessor. A novidade é que agora há suporte oficialmente para o formato mp3. Você pode gravar sua voz no microfone do portátil, cantar junto com uma música, fazer distorções, aplicar efeitos etc... Em jogos o microfone pode ser utilizado de várias meneiras muito criativas. Tocar a flauta mágica de Zelda soprando na tela ou resolvendo cáculos matemáticos com a voz em Brain Age no DS geravam sensações impagáveis!
 
Navegador próprio de Internet:

Ok, não é novidade nenhuma um portátil navegar na internet com um navegador próprio via Wi-Fi. Esse recurso já é padrão em muitos celulares hoje e só a utilização do mesmo é irrelevante na atual fase tecnológica em que vivemos. Mas não esqueça que o 3DS é multitarefa! 
Na prática, isso quer dizer que a qualquer momento você poderá pausar o game com o botão HOME, semelhante ao do Wii, abrir o browser, acessar a Internet em busca daquela informação para avançar no game – ou mesmo dar aquele alô em fóruns, postar no twitter – fechar o navegador e depois voltar ao game exatamente de onde parou. Nunca mais você ficará travado em jogo algum. Isso sim é novidade!
 
Filmes em 3D:

Outro grande trunfo do portátil é que você poderá também assistir filmes de estúdios que firmaram parceria com a Nintendo (por enquanto, a Warner e a Dreamworks) totalmente 3D e sem óculos especiais! Isso é também é inédito no mercado. Ainda não foi mencionado como será a distribuição desses filmes, se por download ou mídia física, mas já foi anunciado que o portátil receberá trailers de filmes mesmo estando desligado quando estiver próximo a um hot-spot. “Você pode carregar os vídeos à noite e quando o usuário acordar de manhã um novo trailer estará esperando por ele.”
Shigeru Miyamoto
Recentemente vários sites noticiaram que Hollywood se mostrou interessada no portátil. Isso porque, sendo de grande apelo no mercado e com uma audiência extremamente ampla, seria a forma mais viável de divulgar os filmes em 3D, visto que hoje essa divulgação ocorre hoje quase que exclusivamente em telas de cinema.

Nintendo EShop:

É a nova loja virtual da Nintendo. Foi divulgado que a Nintendo relançará vários clássicos de outros portáteis que serão vendidos por downloads. Já foram confirmados jogos de Gameboy e Game Boy Color.
Mas há uma tendência muito forte para, quem sabe futuramente, jogos do Game Boy Advance. Somando ao fato que o 3DS é retrocompatível com os cartuchos de Ds/DSi e Wiiware, teremos toda biblioteca dos portáteis Nintendo na palma da mão! Não foi dito muita coisa ainda sobre todo conteúdo que o usuário terá acesso, mas fala-se até em clássicos de outras plataformas reaproveitados para o efeito 3D. Imagine você jogando Super Mario World reinventado para o 3D. Você poderá ter acesso também a demos, DLCs, trailers de filmes – ou provavelmente o próprio filme - 3D e a fins.

Activity Log:

Outro recurso legal que acompanha o portátil. Aqui você terá computado todas as suas atividades com o 3DS. Será possível dados estatísticos de seus jogos, quanto tempo jogou, qual seu favorito... Se você andar por ai com seu console a distância percorrida em passos também será computada. Fala-se também de um sistema de recompensas para estimular essas “atividade
 
Mii Street Plaza:

Este recurso quando ativado permite a troca de informações entre jogadores automaticamente quando você passar próximo de alguém com um 3DS. Seu Mii irá interagir com outros comparando resultados estatísticos de jogos, os dados de quem você encontrar ficarão salvos e, provavelmente, será possível convidá-lo posteriormente para uma partida online.

Friend Code (FC) Único:

A Nintendo vem prometendo há algum tempo uma melhora na experiência de jogos online. Até então, a empresa vem adotando uma política muito estranha para essas partidas multiplayer. Em cada jogo você tem um código (FC) que deve ser trocado com outra pessoa para poder disputar online. O inconveniente é que se você tem dez jogos, cada jogo tem um FC diferente e você terá que trocar FC um a um para jogar com seus amigos um jogo diferente. Agora, você terá um FC por console. Adicione seu amigo uma vez e você poderá desfrutar da jogatina online em qualquer jogo. Essa é, para muitos, a melhor notícia vinda da Nintendo em termos de melhora na experiência online há muito tempo!

E os Jogos?

Putz! Tinha esquecido o principal: Os jogos!
O novo portátil é a menina dos olhos de toda indústria de games por tudo que já foi mencionado. Com tantos recursos, não faltará possibilidades para melhorar sua experiência com jogos. Por isso, não se espante em ver todas as softhouses third-party querendo produzir para o 3DS – quer seja isso bom ou ruim! Mas vamos destacar o que estamos aguardando fervorosamente, confirmados, sem ordem de importância:

The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D.

Eis um dos games de maior triunfo da Nintendo. Lançado originalmente em 1998 para o Nintendo 64, o game transcendeu os obstáculos do tempo e, ainda hoje, encanta jogadores de todas as gerações. Este jogo sozinho já é um grande motivo para você adquirir o console. Na demo jogável nos eventos de janeiro sobre o 3DS já foi possível perceber grandes novidades, principalmente no visual e na jogabilidade. Jogar Ocarina of Time em qualquer lugar será um privilégio notável! Em 3D e utilizando outros recursos do 3DS será uma experiência inesquecível!




Kid Icarus: Uprising.

Uma agradável surpresa para todos os jogadores! Quem diria que o impacto de Pit em Super Smash Bros. Brawl seria tamanho a ponto de a Nintendo produzir um game “carro-chefe” para seu novo portátil. O responsável pelo jogo é nada menos que Masahiro Sakurai – Idealizador e cabeça da franquia de sucesso Super Smash Bros. O game traz diversas inovações no gameplay e mostrou gráficos respeitáveis. Estamos todos no aguardo do lançamento que possivelmente ocorrerá até junho de 2011.   

Resident Evil Revelations:

Sem data definida de lançamento, o novo jogo da série promete uma volta às raízes, trazendo uma mistura de elementos que consagraram os primeiros jogos da franquia com uma jogabilidade semelhante à de Resident Evil 4. Já foram mostrados vários vídeos do jogo que mostra uma jogabilidade bem sólida, aliada à gráficos de ponta geradas pela engine MT Framework Mobile. A Capcom diz que o efeito 3D trará grandes possibilidades que darão outros níveis a experiência in-game na proposta do jogo. Até agora é o jogo com visual mais realista mostrado para o portátil.

A seguir você confere uma lista mais geral atualizada com todos os jogos anunciados para o console:
 
 
 
 
 

Lista de jogos confirmados:
A Boy and his Blob (Majesco)
Ace Combat 3D (Namco Bandai)
Animal Crossing 3DS (Nintendo)
Animal Resort (Majesco)
Asphalt GT (Gameloft)
Assassin’s Creed: Lost Legacy (Ubisoft)
Batman (Warner Bros)
Battle of Giants: Dinosaur Strike (Ubisoft)
Bloodrayne: The Shroud (Majesco)
Bokujyoumonogatari 3D (Marvelous Entertainment)
Bomberman (Hudson Soft)
Carnival Games (Take Two)
Castlevania (Konami)
Codename: Chocobo Racing 3D (Square Enix)
Contra (Konami)
Crash-City GP (Rocket)
Cubic Ninja (AQ Interactive)
De Blob 2: The Underground (THQ)
Dead or Alive: Dimensions (Tecmo Koei)
Deca Sports Extreme (Hudson Soft)
DJ Hero 3D (Activision)
Dragon Ball (Namco Bandai)
Dragon Quest (Square Enix)
Driver Renegade (Ubisoft)
Dynasty Warriors (Tecmo Koei)
Etrian Odyssey (Atlus)
Face Racers: Photo Finish (Majesco)
Fifa (Electronic Arts)
Final Fantasy (Square Enix)
Fish On (Ascii)
Frogger (Konami)
Gundam (Namco Bandai)
Harvest Moon 3D (Marvelous Entertainment)
Hollywood 61 (Ubisoft)
Jogo musical “sem título” (Harmonix)
Kid Icarus: Uprising (Nintendo)
Kingdom Hearts (Square Enix)
Kororinpa (Hudson Soft)
Kung Fu Panda: Kaboom of Doom (THQ)
Leap Out! Puzzle Bobble 3D (Square Enix)
Lego (Warner Bros)
Lion’s Pride: Adventures on the Serengeti (Majesco)
Loveplus 3D (Konami)
Lovely Lisa 3D (Takara Tomy)
Madden NFL (Electronic Arts)
Mario Kart (Nintendo)
Martha Stewart (Majesco)
Marvel Super Hero Squad: Infinity Gauntlet (THQ)
Mega Man Legends 3 (Capcom)
Metal Gear Solid: Snake Eater 3D — The Naked Sample (Konami)
Naruto Shippuden Action (Takara Tomy)
Ninja Gaiden (Tecmo Koei)
Nintendogs + Cats (Nintendo)
Pac-Man & Galaga (Namco Bandai)
Paper Mario 3DS (Nintendo)
Pilotwings Resort (Nintendo)
Pro Baseball Spirits 2011 (Konami)
Pro Evolution Soccer 3D (Konami)
Professor Layton and the Mask of Miracle (Level 5)
Puss ‘n’ Boots (THQ)
Resident Evil: Revelations (Capcom)
Resident Evil: The Mercenaries 3D (Capcom)
Ridge Racer 3D (Namco Bandai)
Saints Row: Drive-By (THQ)
Samurai Warriors Chronicle (Tecmo Koei)
Shin Megami Tensei (Atlus)
Shin Megami Tensei: Devil Survivor (Atlus)
Shin Megami Tensei: Persona (Atlus)
Sonic the Hedgehog (Sega)
Star Fox 64 3DS (Nintendo)
Steel Diver (Nintendo)
Super Monkey Ball (Sega)
Super Robot Wars (Namco Bandai)
Super Street Fighter 4: 3D Edition (Capcom)
Table Pen Sports (Namco Bandai)
Tales of the Abyss (Namco Bandai)
The Penguins of Madagascar (THQ)
The Sims 3 (Electronic Arts)
Tom Clancy’s Ghost Recon (Ubisoft)
Tom Clancy’s Splinter Cell: Chaos Theory (Ubisoft)
VS-Robo (Rocket)
Wonderworld Amusement Park (Majesco)

Veja o video a seguir postado por um usuário do youtube com todas as informações apresentadas. Lembrando que as cenas em que aparecem os jogos não é possível perceber o efeito 3D, pois o mesmo não pode ser mostrado em vídeo. Você só poderá visualizá-lo pessoalmente.





Pronto! Ufa... Quantos motivos você tem agora para comprar um 3DS?
O portátil será lançado na América em 27 de março de 2011 pelo valor de 250 dólares (Japão 26/02 e Europa e Austrália 25/03 - Ele virá com trava de região. Se você não sabe o que é isso, compre a versão americana). Aqui no Brasil as lojas deverão vender oficialmente por algo em torno de 1800 reais - Sendo altamente otimista. A solução para muitos será o mercadolivre que deverá vender informalmente pelo valor próximo de 1000 reais.
A solução mais viável que encontrei foi reservá-lo na pré-venda no site Amazon.com
Estão enviando o portátil para o Brasil, mas o frete só pode ser COURIER que consiste em você pagar direto para a loja virtual todos os impostos de importação e eles repassam direto para a receita no Brasil. A vantagem disso é que demora de 3 a 5 dias úteis para chegar na sua casa e a entrega é garantida e legal!
A soma total de minha compra foi de 559 dólares e, em real, com a cotação de hoje, 1.67, vou pagar 933 reais. O prazo de recebimento fornecido pelo site é entre 30 de março e 5 de abril. Mas para isso é necessário ter um cartão de crédito internacional.
Futuramente estarei postando prévias de jogos do novo portátil! Até lá fiquem com Deus e até a próxima! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário