quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Guerra de gigantes no mundo dos portáteis: Nintendo 3DS Vs Playstation NGP

No auge de toda a empolgação por parte dos gamers por conta do lançamento do novo portátil da Nintendo, eis que a Sony anuncia em um evento particular seu novo portátil: O Playstation Next Generation Portable, ou NGP (nome provisório). 

Tá certo que o evento parece ter sido montado às três porradas, mas, só pelas especificações técnicas que foram anunciadas e pelas possibilidades divulgadas do novo portátil, muitos já tiveram motivos suficientes para gelar a ansiedade pelo portátil da Nintendo. É óbvio que os dois tem muito a oferecer. Mas nem todos tem cacife para manter ambos os consoles. Fatalmente, a grande maioria deverá escolher apenas um. Mas qual será?

Os fatos:

Definitivamente, o NGP é muito superior em hardware em relação ao 3DS. Já foi mostrado games do Playstation 3 rodando lisinho no portátil. Assim, fazer uma comparação gráfica entre os dois portáteis seria desproporcional. Veja o vídeo abaixo que mostra o game Uncharted, originalmente lançado para o Playstation 3.









Para gerar toda essa esplendor visual, a tela do NGP usa tecnologia OLED, widescreen, 5 polegadas, resolução de 960x544, sensível ao toque (multitouch), tudo isso sendo gerenciado por um super processador de 4 núcleos (ARM Cortext-A9 core - 4 core). Veja que atrás do portátil, ao alcance dos dedos anelares tem um touch-pad, semelhante aos utilizados nos notebooks para substituir os mouses. Isso possibilita controlar os jogos com duas superfícies “touch”. O vídeo a seguir mostra um uso inteligente do painel de toque, muito impressionante:



Um giroscópio e um acelerômetro também integram o console. Assim como duas câmeras, sendo uma frontal e a outra traseira e um microfone. A Sony equipou o portátil também com a tecnologia 3G de dados que, dentre outras aplicações, pode ser utilizada para mapear pessoas com o NGP próximas de você.

O legal:

Gráficos em “alta definição”, muito próximos aos do PS3.
A tela OLED tem muitas vantagens técnicas e as duas superfícies multi-touch abrem várias possibilidades para o gameplay de vários jogos.
Dois analógicos.

O ruim:

  • Pagar mensalidade para usar um 3G, pelo menos aqui no Brasil, é complicado.
  • O preço. Apesar de não ter sido falado nada oficialmente, especula-se que o portátil custará algo em torno de 300 a 350 dólares. Imagina quanto será isso em reais!
  • Por incrível que pareça, se o portátil encher de PORTS de PS3 isso pode acabar sendo uma desvantagem. Se você tem um PS3, dificilmente comprará o portátil para jogar os mesmo jogos, só pela portabilidade. Isso pode acabar sendo um ponto negativo no NGP.
  • É muito grande! Levar o NGP para qualquer lugar será complicado.
  • A tela fica muito exposta. Sempre achei legal, após desligar meu DSi, fechar o portátil. Sinto-o mais protegido.
  • O lançamento está previsto para o fim do ano...

Por outro lado, o 3DS:

A tela superior: LCD, widescreen, 3,53 polegadas, que gera imagens em 3D, sem óculos especiais. 

A resolução é de 800x240 o processador roda gráficos muito próximos – Em alguns aspectos até melhores – ao Nintendo Wii.
Tela inferior: LCD, sensível ao toque (não é multi-touch), 3,02 polegadas, resolução de 320x240.
Câmeras: uma interna e duas externas de 0.3 megapixels, sendo que as duas externas são usadas também para tirar fotos em 3D. Giroscópio e acelerômetro também acompanham o console.

O legal

  • 3D em qualquer lugar será incrível!
  • 2 telas e o microfone. O DS já mostrou o que essa combinação pode proporcionar em termos de experiência in-game (lembra de Ninja Gaiden DS e Brain Age?).
  • Diversos aplicativos já integrados ao console, como os de realidade aumentada e a câmera que captura fotos e as exibe em 3D e ainda permite editá-las.
  • Vários filmes 3D que serão lançados para o 3DS.
  • Retro compatibilidade com os cartuchos da família DS. Essa função, aliada aos clássicos dos portáteis anteriores que serão vendidos no E-shop, possibilitarão toda a biblioteca de jogos dos portáteis da Nintendo em um só console.
  • É mais portátil e as duas telas somadas são maiores que a única do NGP. O fato de poder fechar o portátil, deixando a tela bem protegida também é legal!

O ruim:

  • Gráficos inferiores aos do NGP... Se bem que os gráficos do 3DS não são ruins, só não são melhores.
Uma amostra da potência gráfica:





  • A tela touch é só a de baixo. Segundo o CEO da Nintendo, Satoru Iwata, o 3D e a touch-screen não casam muito bem!
  • A tela não é multi-touch... Se bem que não há necessidade, já que você joga apenas com uma caneta!

Considerações Finais:

É claro que nessa guerra entre os consoles quem mais ganha são os jogadores. A qualidade nos jogos aumenta, os preços dos aparelhos ficam mais competitivos... O que acaba sendo o diferencial são os recursos e os jogos exclusivos de cada console. Na questão de jogos, vai muito de gosto pessoal mesmo... Eu por exemplo não consigo passar uma geração sem jogar os jogos Nintendo. Mario Galaxy 1 e 2 estão entre os dez melhores jogos de todos os tempos e, muito provavelmente, a franquia Galaxy estará no 3DS. já que a proposta do console e do jogo casam perfeitamente. Zelda OoT 3D – Fora outro Zelda que provavelmente será anunciado no futuro, Metroid 3D, Kirby 3D, Smash Bros 3D, Mario Kart 3D, Paper Mario 3D, Star Fox 3D etc etc. Só as franquias da Nintendo já são motivos suficientes para comprar o 3DS, o que vier das Third-Parties será lucro, pelo menos para mim. E outra, gráficos super-ultra-mega potentes, já ficou comprovado isso, não significa que os jogos serão perfeitos. Gráficos bem trabalhados, nisso o 3DS já se mostrou competente, aliados a um gameplay criativo constituem a fórmula perfeita para um grande jogo. Por tudo isso e por outros motivos pessoais, vou de 3DS. Acho que o NGP é um exagero de tecnologia, sobretudo gráfica, como o PS3 foi à época de seu lançamento. Acredito ainda que, pelas propostas apresentadas, o portátil da Nintendo sairá vencedor desta próxima geração. Claro, isso é apenas uma suposição e muito passível de erro porque nenhum portátil ainda foi sequer lançado.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário