sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

The Legend of Zelda: Skyward Sword Preview


A série Zelda deve configurar no top List de qualquer jogador fã ou não do universo Nintendo. Grande parte desse sucesso vem do estouro que foi Ocarina of Time, primeiro jogo da franquia que permitia movimentação em três dimensões na tela e, mesmo hoje, é considerado por muitos o melhor game já feito na história. Desde então, todo novo Zelda anunciado pela Nintendo cria uma expectativa muito grande nos fãs que acompanham a série. Aliás, o último Zelda lançado para um console de mesa Nintendo foi em 2006, representando o fim de vida do game cube e o início do ciclo do Nintendo Wii. The Legend of Zelda: Twilight princess foi primoroso... Originalmente pensado para o game cube, o novo console da Nintendo acabou pegando carona com o carisma da franquia. No fim das contas, o peso do nome Zelda combinado com a empolgação de um novo console foram fatores predominantes para o sucesso instantâneo do game. Mas isso já beira meia década. Queremos mais!!!

Mundanças já!

Acredito que o grande problema dos jogos atuais, principalmente em se tratanto de continuações, é a repetição de idéias que consagraram o jogo anterior. Seja na jogabilidade, na arte do jogo ou no estilo gráfico... Mas o problema é maior quando um novo game utiliza a mesma estrutura de gameplay do jogo velho. Isso pode ser uma ameaça à qualidade desses jogos. Vou bater na mesma tecla de novo: Halo 2 é essencialmente o primeiro Halo com gráficos melhorados. O que falar de Halo 3 então? E o ODST? E o Reach? Guitar Hero mostrou bem o que acontece com uma franquia que não consegue se renovar... Morre! A franquia Zelda tem utilizado a mesma estrutura desde Ocarina of Time, pouca coisa tem mudado. A grande promessa deste novo Zelda é exatamente a mudança em vários aspectos que se desgastaram ao longo do tempo na franquia. Miyamoto e Aonuma estão trabalhando duro para trazer novas experiências em termos de gameplay. O uso obrigatório do Motion plus, por si só, já é uma tentativa muito válida de melhora. Mas até que o game seja lançado é difícil falar de mudanças. É esperar para ver!

Como tudo começou:

Bem, Shigeru Myiamoto não é um cara de muitas palavras, mas quando fala, amigo, todo mundo escuta! Após a conferência da Nintendo na E3 de 2009, o mestre organizou uma mesa redonda particular para a imprensa e mostrou aos presentes uma artwork do Novo Zelda em desenvolvimento para o Wii, ainda sem título. A imagem, que pode ser vista abaixo, despertou vários rumores na internet e um alvoroço muito grande na comunidade gamer.


O principal rumor, baseado no fato de que Link não segura a Master Sword na mão direita, era que a criatura a frente dele na foto era (spoiler) a própria personificação da espada. Viagem? Que nada! Já foi confirmado pela Nintendo que a criatura tem mesmo relação com a Espada Mestre!

Quase um ano se passou desde aquele dia e nada, nenhuma informação a mais sobre o game. Até que chegou a E3 2010. Já no início da conferência, o presidente da NoA, Reggie Fils-aimé, solta um trailer do tão aguardado game:  


Nada mal, certo?! Foi  o que a maioria pensou! Então Shigeru Miyamoto entra no palco para mostrar a complexa e muito bem trabalhada jogabilidade do novo game e é trapaceado pela tecnologia! Os controles não respondiam direito e estavam todos bugados. Ao longo da embaraçosa apresentação, seu intérprete, Bill Trinen, fala a platéia que os dispositivos wireless estavam provocando interferência no Acessório Wii-motion Plus! Ufa... Respiramos todos aliviados. Ao fim da apresentação todos que testaram a demo no salão confirmaram o capricho na jogabilidade proporcionado pelo acessório.

O que sabemos até agora:

Vamos colocar um resumo de tudo relevante que foi divulgado até agora. Começaremos pelo óbvio e, de longe, o fator mais impactante do trailer oficial: O estilo gráfico.

Para os precipitados, eis um motivo de desânimo do novo jogo... Rompendo totalmente com o estilo realista, o visual de Skyward Sword, escolhido pelo próprio Miyamoto, remete a um estilo que ressalta a vida do mundo de Hyrule pelo exagero de cores surreais. Baseado no Impressionismo, estilo artístico criado por Claude Monet durante o século XIX, o game traz uma harmonia de cores e iluminação suaves, dando uma ênfase maior à natureza e suas paisagens.

Estilo criado por Monet é a inspiração para os campos de Hyrule.


 Claro que o estilo causou polêmica em alguns fãs mundo a fora, sobretudo, para aqueles que sonham com um zelda num estilo gráfico mais realista. Para esses, é bom ressaltar que essa premissa, até hoje, nunca foi um característica da série. Por outro lado, para os gamers de mente mais aberta e sedentos por inovação, foi uma escolha muito sábia e criativa. Principalmente no Wii que, indubtavelmente, não é a casa perfeita de games com gráficos realistas. A trliha sonora também está recebendo um upgrade. Pela primeira vez na série ela será orquestrada, com o mesmo tratamento que foi dado a Super Mario Galaxy.

Mas o maior trunfo do jogo, escolhido por unanimidade, é mesmo a jogabilidade. O wii-motion plus acrescenta muitas possibilidades no gameplay, principalmente porque a série preza muito pela diversidade. Os mini-games, por exemplos, se bem aplicados com a tecnologia, nunca mais serão os mesmos. Imagine você numa pescaria com com precisão de 1:1. Ou canoando, a lá Twilght Princess com a jogabilidade da canoagem do Wii Sports Resort. Ou arremessando bombas em direções específicas, ou no tiro ao alvo, ou ... Bem, uma coisa é certa. Seja lá o que for, com o Wii-Motion plus tudo ficará mais legal!

A espada... Eu quero mesmo é controlar a espada!

Os mini-games tem mesmo um potencial avalassador. Mas o forte da jogabilidade será o controle total da Espada Mestre! Parece que agora, finalmente, realizaremos nosso sonho de controlar uma espada de forma decente no Wii. Red Steel 2 foi bom, mas o novo Zelda é bem mais complexo. Balance rapidamente o controle para desembainhar a espada e pronto. Agora você pode movimentá-la suavemente, bruscamente, minimamente, para frente, para baixo, para cima, nas diagonais, tudo, absolutamente tudo, será reproduzido com precisão! Duvida? Veja por si mesmo:




Um acréscimo legal na espada é que se você levantar a mão, apontando-a para o céu ela será carregada e o golpe que você executar será acompanhado de um brilho cortante na direção do arco que causará dano ao inimigo. Agora é claro, toda essa precisão terá um preço que estamos todos ansiosos para pagar. Alguns inimigos exigirão tecnica para serem derrotados. As dekubabas, por exemplo (aquelas plantas carnívoras que brotam do chão quando você se aproxima), abrem a boca de forma específica, hora na vertical, hora na horizontal. Para derrotá-las, você deve desferir um golpe certeiro na direção da abertura de sua boca.

Dekubaba sendo cortada horizontalmente.
Os inimigos com espadas também serão mais divertidos, já que agora, eles colocam a espada em direção defensiva. Cabe ao jogador analisar o ponto fraco e esperar o momento certo para executar o golpe de misericórdia. Os chefes também devem seguir essa lógica. Na demo, Link enfrenta um escorpião cujo ponto fraco é a abertura de suas garras. Corte precisamente nessa abertura para causar dano até derrotá-lo. Genial mesmo!
O escudo traz algumas novidades também. Com um movimento rápido do nunchuck ele é ativado. Além da defesa você pode rebater pedras arremessadas pelos dekuscrubs (Aqueles inimigos que parecem uma árvore, brotam do chão e cospem pedras).


E os itens?

Outro ponto melhorado no jogo graças ao Wii motion plus. Até agora foi mostrado apenas um item novo em relação aos comuns da série, mas a jogabilidade dos outros itens foi completamente reformulada.
A novidade é que agora você não mais atribuirá um item para cada botão do controle. Agora você segura o botão "B", atrás do wii-mote, e terá acesso a todos os itens disponíveis organizados em círculo. Mire com o pointer no item desejado para equipá-lo. Segue um resumo dos itens que já foram confirmados e algumas de suas possibilidades.

Bombas: A forma de utilização deste item em jogos anteriores era extremante limitada. Era possível apenas soltá-la no chão ou jogá-la numa direção específica. Em Skyward Sword você pode fazer tudo isso, só que agora, para arremessá-la, você terá que fazer o gesto de arremêsso mesmo, como se estivesse jogando a bomba para sua frente na vida real. Agora será possível arremessá-las também rolando com um gesto semelhante ao lançamento do boliche de Wii Sports ou simplesmente aperte "A" para deixá-la no chão.

Arco e Flecha: Como as bombas, este item é também padrão da série. A novidade é a jogabilidade parecida com a de Wii Sports Resort. Quando equipado, aperte o "B" para usá-lo, segure o "C" do nunchuk para ativá-lo e puxe para trás como um arco de verdade para dar um zoom na mira. Agora o controle funciona como um mouse 3D, mire movimentando todo o controle no espaço, não mais usando o pointer, e atire soltando o botão "C" do nunchuck.

Slingshot: É o clássico estilingue. Não tem muita novidade, mire com o wii-mote e aperte o "A" para atirar.

Chicote: Este item já foi mostrado em Spirit Track. Você pode pegar itens distantes, atordoar inimigo, cortar a grama e, possivelmente, usá-lo como balanço para atingir plataformas fora do alcance de um pulo. O motion plus, mais uma vez, é o responsável pela mágica aqui. Faça o gesto de chicotear que o acessório o fará com precisão, no local desejado.


Flying Bug: Este item é inédito. Trata-se de um besouro que link controla pelos sensor de moviemento do wii-remote. A jogabilidade lembra a do aviãozinho do Resort, incline o controle para mudar a direção do voo e aperte "A" para voar mais rápido. Ainda não foram reveladas todas as utilidades deste item, mas, na demo, era usado para pegar as flower bombs e deixá-las em locais inatingíveis. Você pode usá-lo também para reconhecimento, sobrevoando o cenário, mas só por algum tempo. Depois você perde o controle dele e o item volta paras as mão de Link.

Outros itens deverão aparecer no game final. Por hora, só podemos imaginar as possibilidades e o conforto que será cexecutá-los com o wii motion plus. Os detalhes da história ainda são misteriosos. Só foi mencionado que Link vive numa cidade flutuante, chamada de Skyloft. Um dia ele descobre que há uma terra, nossa querida Hyrule, que está passando por apuros e sai em busca de salvá-la.

Imagem retirada do trailer oficial do jogo. Será que link voará?

Como ele transitará entre os dois mundos também não foi revelado. Rumores apontam para um link que poderá voar, mas, Eiji Aonuma, um dos produtores do jogo, sorriu apenas quando questionado sobre esse rumor, e disse que não tinha pensado nisso... Será?

O jogo está listado para 2011. Informações recentes dos produtores apontam que o game está em fase final de desenvolvimento. Reggie Fils-aimé, numa entrevista recente, disse que The Legend of Zelda: Ocarina of Time para o 3DS sairá antes, mas só depois da E3 2011, que ocorrerá em Junho. Então o game deve vir para o segundo semestre. Quem sabe esse não poderá ser nosso presente de natal este ano... Quem sabe?!

[ATUALIZADO] 
Trailer inédito, fresquinho da GDC 2011.

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