domingo, 10 de abril de 2011

Nintendo 3DS e Eu: Uma visão pessoal da Experiência

Nintendo 3DS
No dia 27 de Março de 2011 o mundo pode finalmente colocar as mãos no tão aguardado Nintendo 3DS. E eu, claro, ansioso pela nova experiência, corri pra pegar o meu que, via courier internacional através do Amazon.com, chegou 5 dias depois do lançamento. Joguei sem parar durante os últimos dez dias e garanto: O novo console da Nintendo é a melhor experiência portátil em games do mercado atual.
                                                                                                           Por Amauri Jr

Vamos logo ao que interessa: O Efeito 3D


Logo que você liga o console pela primeira vez seus olhos já ficam procurando o "Q" de novidade na tela. As configurações primárias, como data, hora e nome do console que aparecem só aumentam a sua ansiedade. Terminadas as configurações iniciais, eis que aparece a tela de calibração do efeito 3D. O console pede para você deslizar o botão do efeito ao máximo para o teste inicial. Um contador regressivo surge e BANG! O slogan "Nintendo 3DS" salta da tela em câmera lenta, vai lá no fundo e depois volta para o meio. Espetacular! Depois do impacto seus olhos parecem confusos, mas a calibração existe para que você ajuste o efeito ao seu conforto e, depois disso, pronto. Toda imagem está perfeita e bem definida, bem vindo ao Nintendo 3DS.

A tela do Menu Principal:

A escolha da interface do menu principal é uma mistura do utilizado no Nintendo Wii e no Nintendo DSi, só que mais elegante. Cada ícone na tela de toque tem uma representação na tela 3D que, até que você se acostume, fascina. A imagem icônica do menu "registro de atividade" é a que mais chama a atenção. Um lápis girando em 360º ao redor do título mostra o que esperar dos jogos em 3D, pois o mesmo entra e depois sai da tela, girando em carrossel causando uma impressão muito impactante.

Na tela de baixo o menu em na tela de cima o ícone do aplicativo em 3D.

O 3D em jogos:

Bem, o meu veio com os jogos Street Fighter 4 3D edition e o Steel Diver. Ambos perfeitamente se encaixam na proposta do 3D, sobretudo Steel Diver, que é um game de simulador de submarinos cujo conceito foi desenvolvido pelo mestre Miyamoto lá pelos tempos de desenvolvimento do Nintendo Ds. Antes de falar dos games em particular vou tentar esclarecer o efeito 3D nos jogos. A analogia será simples e muito próxima do real... Você lembra aquelas bolinhas de vidro que vinham com uma casinha ou árvore dentro e que, quando sacudidas, tinha-se a impressão de estar nevando?

Na bola acima você vê os objetos dentro do vidro semelhante a como nosso cérebro percebe o efeito 3D.

Pois bem, o efeito 3D nos jogos é muito próximo disso. Parece que o jogo acontece para dentro da tela, ao fundo, com alguns efeitos de títulos que saltam dela! Em Street Fighter 4, por exemplo, os personagens aparecem em um plano e o cenário fica no plano de fundo com alguns detalhes do cenário à frente, como na bolinha de vidro acima. O legal é que, mesmo os personagens, aparecem em 3D, todos meticulosamente modelados. Em Steel Diver a coisa acontece de forma mais evidente. Você controla o submarino e fica com a impressão de que o oceano é um aquário na sua mão. São vários planos em camadas que ajudam a tornar o efeito mais realista, como um vulcão que aparece em um momento do jogo lá ao fundo e as rochas caindo em vários planos do game. Muito lindo mesmo! 

O analógico Circle Pad:

Tá aqui uma das maiores vitórias da Nintendo. Nunca tinha jogado num analógico tão suave e com um tempo de resposta tão agradável! Lembro que comprei Street Fighter 4 para o X-box 360 na época do lançamento, mas me livrei do jogo porque não conseguia fazer sequer uma meia-lua. Defender agachado, então, era uma agonia. O legal é que fiz as pazes com a versão em 3D, aqui consigo fazer hadoken, shoriuken e tudo mais sem grandes esforços ou malabarismos. Muito bom mesmo.

Os jogos embutidos:

Mesmo que você compre seu 3DS sem jogo algum ainda será possível se divertir e muito com os jogos já instalados no portáil. Vamos começar a falar dos jogos de realidade aumentada (AR GAMES), que são os mais bem elaborados. Para jogá-los você precasará das cartinhas que acompanham o console, em especial a carta com a interrogação, que é a que ativa os AR games. Você a posiciona em qualquer lugar de sua escolha, abre o aplicativo e as câmeras fazem uma busca pela carta através do código embutido nela. Fique a uma distância de 30 a 50 cm e espere a mágica acontecer. Uma pequena caixa aparece através da câmera do 3DS andando sobre a cartinha, tudo isso completamente em 3D. Aperte "A" para derrubá-la com um tiro e, nessa hora, aparecem seis caixinhas no ambiente, cada qual com um jogo característico. Esse é o menu de seleção de jogos AR. Escolha um dos seis e seja feliz. De fato, tenho certeza que esses serão os primeiros jogos que você mostrará para seus amigos e familiares quando apresentá-los ao portátil, pois, de todos, são os que mais impressionam. Os joguinhos serão resumidos a seguir para que você tenha uma noção do que esperar de cada um deles.
Os mini-games AR são geniais!

 1. Arqueiro:

Ao selecionar este game a carta se fecha e depois se abre cheio de detalhes de um novo ambiente com vários alvos para você acertar. Alguns estão na parte de trás do cenário e ao lado e, para acertá-los, você precisa dar a volta com o seu portátil para poder visualizá-los. Genial! Aqui você aprecia vários efeitos sendo aplicados no ambiente em que a carta se encontra, não tem como não ficar boquiaberto na primeira vez que você vê o que acontece. Ao final você enfrenta um chefe que, em vários momentos, saltam da tela para atacar você, alguns tomam até um susto com o grau de realismo do efeito 3D.

2. Pescaria:

Este game é muito simples, mas muito divertido. A cartinha transforma o lugar que você a posicionou num lago cheio de peixes, o detalhe é que é possível ver as ondulações no seu ambiente real através da tela do console e os peixinhos ao fundo. Também muito impressionante para quem nunca sequer ouviu falar de realidade aumentada.

3. Mini Bilhar:

Outra sacada genial. Seu ambiente se transforma em cenários semelhantes a campos de golfe, com árvores, lagos e tudo ao seu redor. O objetivo é tacar a bola que, em alguns momentos, usa as deformações do cenário até cair no buraco. O legal deste mini-game é quando o cenário muda sempre que você derruba a bola na caçapa, muito bonito mesmo e impressiona qualquer um.

4. Paparazzi:

Esse é bem simples. É aqui que você usa as outras cartinhas com imagens de personagens Nintendo. Você as posiciona em algum lugar e o personagem da carta surge na sua frente. Você pode movimentá-lo ou mudar sua posição apertando o botão "A". Apareça junto à imagem e tire uma foto com seu personagem favorito. É possível colocar todos os personagens ao mesmo tempo para uma foto em conjunto. Os personagens são: Mario, Samus, Kirby, Toon Link e os pikmins.

5. Mii Foto:

É basicamente o jogo "Paparazzi" descrito acima, só que o personagem é o seu Mii. Bata fotos com sua versão digital e pronto!

6. Rabiscos:

Aqui o ambiente filmado pode ser modificado em tempo real com a stylus. Na verdade, é um software de edição de filmagens em tempo real. Acrescente alguns efeitos, desenhe e faça outras coisas não tão divertidas no cenário.

O Mini-game Face Raiders:



Outro trunfo de diversão que já vem com o console. Aqui você bate uma foto sua ou de um amigo e o software faz algumas alterações na foto, criando expressões faciais engraçadas para, só então, fazê-las flutuarem na sua sala em todas as direções. O objetivo é acertá-las mirando com o console fisicamente. Atire na boca e veja uma das cenas mais embaraçosas com uma foto sua! O game tem várias fases, com direito até a uma chefão (A sua cara ou de seu amigo com chifres e expressões de dar medo!) ao final de cada nível. O jogo todo é divertido e funcional, de fato, para a família toda! Bata uma foto daquela sua priminha nojenta e se divirta o restante do dia todinho atirando na cara dela!

Os filmes em 3D:


Já foi confirmado só que nada ainda foi mostrado. Mas ao atualizar o console pela primeira vez você recebe um clip dos White Knucles (aquele clip dos cachorrinhos inteligentes, "ok go") que dá uma idéia de como será assistir aos filmes e trailers em 3D. A tela Wide-Screen é um diferencial interessante e muda muita coisa. Os efeitos 3D são os mesmos do cinema, só que em proporções menores. Objetos Que saem da tela, várias camadas e um grau de profundidade considerável fazem parte da experiência. O problema é que você não poderá desfrutar ainda dessa feature do console até final de maio, quando há uma outra atualização programada pela Nintendo que deverá vir com o player de filmes em 3D. Até lá, o que dá para fazer é ficar assistindo várias vezes o mesmo clip dos cachorrinhos inteligente e mostrando para todo mundo que você conhece, só isso. Fazer o quê, não?! Só tenha em mente que qualquer coisa é melhor que nada!

Nem tudo é perfeito:

Gráficos simples, em 3D, ficam magníficos, isso é fato. Daqui para frente, opinião minha, os portáteis devem vir com a opção 3D só que melhorada, como feature obrigatória. Sério, é um diferencial notável nos games que, realmente, dá um caráter único para a experiência. O problema é que a tela de paralax, que fornece o 3D sem óculos, é muito limitada. Se você inclinar o console, o efeito desaparece instantaneamente, e a beleza gráfica é substituída por uma imagem toda desfocada. Isso realmente tira toda a graça. Você deve achar uma posição perfeita para jogar (não é difícil, mas que fique claro que não dá para jogar de qualquer jeito) que chamamos de “sweet spot”. Não se engane, não é para você ficar igual a um robô estático jogando, você pode se mexer perfeitamente. Mas não pode inclinar o console levantando um dos lados em sua direção, que tudo vai para o espaço (Inclinar o console igual você faz com o wii-mote ao jogar Mario Kart Wii não dá problema). O Sweet spot é a posição natural que você jogava nos outros portáteis, só que com alguns pequenos ajustes, só isso. Se não conseguires o foco para o efeito com a distância , você ainda tem o botão de ajuste acima na tela que ajuda. O botão é um ajuste do foco e da intensidade do efeito e facilita e muito na busca pelo conforto. A tecnologia 3D sem óculos já evoluiu. A Samsung já tem uma TV que gera imagens em 3D sem óculos, mas com um ângulo de visualização mais abrangente (http://msn.techguru.com.br/finalmente-samsung-mostra-tv-3d-sem-oculos/). Isso permite que todos numa sala, por exemplo, consigam visualizar o efeito sem problema algum. Futuramente, em uma versão Nintendo 3DSi, é provável que já ocorra essa melhora, mas isso deve ser para daqui a 2 ou 3 anos. Por hora, dá para desfrutar do portátil mesmo com essa limitação, sem problema algum. Depois que você acostuma, amigo, fica sussa! Eu nem lembro mais de conseguir perder o efeito enquanto jogando algum título. Essa nova tecnologia aparentemente chegou para ficar! Se o próximo portátil da Nintendo não vier com a tecnologia 3D será, na minha opinião, um retrocesso. Agora, mais do que nunca, acredito que o NGP já nasça, mesmo com toda tecnologia gráfica, ultrapassado em termos de experiência em relação ao 3DS. De que adianta todo aquele gráfico lindo se o visual não é em 3D? Uma pena mesmo... Desperdício! Agora torçamos todos para que os desenvolvedores saibam fazer uso da tecnologia criando novas experiências na hora de criarem os jogos, senão será um desperdício maior ainda para a indústria de games e uma pena para os jogadores sedentos por uma nova experiência em jogar!

PS: Tem gente reclamando de dor de cabeça e cansaço dos olhos em relação ao efeito, do mesmo jeito que reclamavam no cinema após um filme longo em 3D. Comigo e com uma galera que conheço não aconteceu nada disso! Nadinha mesmo! Na pior das hipóteses, se você não se acostumar, desligue o efeito e seja feliz, pois os gráficos gerados pelo console em 2D são magníficos. Aguarde os futuros lançamento da Nintendo que, por si só, já valem a grana investida. Mario Kart 3D, Zelda Ocarina of Time 3D (data de lançamento confirmada para 19 de junho), Star Fox 64 3D (lançamento para 17 de julho). Super Mario 3D, Kid Ícarus ... Todos confirmados! Fora Os dois Resident Evil em produção (o Resident evil mercenaries sai no começo de Junho), Metal Gear, Kingdom Hearts... Que já foram confirmados pelas Third Parties.

PS2: A duração da bateria também pode ser um problema para alguns. Não citei acima porque, até agora, não me incomodou nem um pouco em se tratanto de jogatina em casa. Com todas as funções ligadas, o tempo varia entre 2h40min e 3h. Desligadas algumas funções você pode desfrutar de um pouco mais de 4h de jogo direto. No meu caso, sempre que não estou jogando, coloco na base que vem com o console carregando (parece aquelas bases de telefone sem fio). É recomendado no manual esse procedimento.

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