quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projeto Cafe: Nintendo ruma para uma nova revolução!



O ano de 2011 está sendo um ano de muitas surpresas e expectativas para os Nintendistas do mundo todo. No final do mês de março teve o lançamento do novo portátil, o 3DS. Depois choveram anúncios de datas e novos lançamentos para o sistema até o fim do ano e, por fim, para aumentar ainda mais a expectativa por surpresas vindas da Big N, surgiu um rumor empolgante, no início, quase dado como verdadeiro, de que o sucessor do Nintendo Wii estava a caminho a passos largos. A surpresa? Não, não tem nada a ver com o fato de o console suportar gráficos em alta definição - fato já confirmado pela Nintendo. Estamos falando de um conceito totalmente novo e que mais uma vez mudará a forma de jogar (ou quase isso).

Wii HD:

Próximo da metade de abril o site americano game informer vazou o que seria supostamente informações de um novo console da Nintendo. As informações eram muito vagas e pouco sugestivas. De fato, parecia um daqueles rumores que já vinham sendo espalhados há algum tempo a cerca do anuncio de um Wii em alta definição. Por conta disso, e por outros motivos óbvios, ninguém pareceu dar muita bola para os rumores. Então o site IGN jogou brasa na fogueira quando publicou um artigo afirmando, com certeza absoluta, que o rumor do até então Wii HD era verdadeiro. Vários novos detalhes começaram a surgir, supostamente vindos de uma fonte confiável do site, e as primeiras informações eram contundentes: O Wii HD será significativamente mais poderoso que o X-Box 360 e o Playstation 3. Ainda segundo a IGN, a Nintendo queria recuperar o público “Hardcore” do mercado, que havia abandonado os consoles da empresa nessa última geração. Pronto, o circo estava armado! Pouco a pouco, mais rumores sobre o novo console começaram a aparecer, só que agora com mais força. O site CVG (computerandvideogames.com) comentou sobre o novo controle do Wii HD. Agora, a fonte era um dos desenvolvedores que estava supostamente trabalhando para um jogo do novo console, segundo essa fonte, o controle seria muito próximo do controle clássico atual, só que com uma tela de 6 polegadas, touch-screen, HD, que se intercomunicaria com o console, ajudando com informações que estariam na tela principal, através de um acesso mais rápido e intuitivo a mapas, inventários etc. na tela de toque. 

Fashion, não? Ainda assim, estranho. Os fãs tem uma imaginação!

Esse aqui até que tá legalzinho. Não!

O Projeto Cafe:



As animosidades estavam a mil, mas ainda assim, os gamers pareciam confusos e céticos sobre os novos “detalhes” que ainda não haviam sido confirmados oficialmente. O site francês 01net, o mesmo que vazou as informações sobre o NGP (PSP 2) muito antes do anuncio oficial, deu como verdadeiros vários rumores sobre o novo console. Segundo eles, o Wii HD tinha sido fruto de um projeto secreto da Nintendo, codinome: Projeto Cafe. Com várias propostas ousadas, o Projeto Cafe já era dado praticamente como real, todos os sites já tinham como certo a existência do sucessor do Nintendo Wii. E a Nintendo, sem ter mais como permanecer omissa, durante a reunião com seus investidores no Japão no dia 26 de abril, finalmente se manifestou acerca do tal projeto secreto. O presidente da Empresa, Satoru Iwata, finalmente tornou oficial o anuncio do novo console, dando fim a ansiedade e a tensão da dúvida quanto à veracidade de alguns fatos “vazados” e deixando uma expectativa muito maior em relação a E3 2011. O criador do Mario, Shigeru Miyamoto também deu uma entrevista para a imprensa francesa sobre o novo console antes da tal conferência para os investidores da empresa. Nas palavras do mestre “gráfico em alta definição é lógico, mas o console trará uma novidade muito maior à experiência de se jogar". Se, de fato, as informações vazaram para a imprensa há quem duvide. É provável que a Nintendo tenha tentado criar expectativas para que todo mundo fique ligado na E3 para acompanhar sua conferência. Tá, até parece que tem algum louco, que jogue vídeo game, que perderia a conferência que vai apresentar Super Mario 3D jogável, Mario Kart 3D e, porque não, F-Zero 64 3D. Afinal, a Nintendo é mestra em surpreender os seus fãs, seja para glória ou para a decepção.

A seguir, estão algumas das informações mais atuais sobre o novo projeto da Nintendo. Ao fim do texto tem uma tradução do site IGN.com sobre o que já é fato sobre o novo, o que é provável e o que é improvável sobre o novo console, tudo baseado em fontes “confiáveis” do site.

Confirmado:
  •          Nintendo está trabalhando num console que será lançado em 2012.
  •          O novo vídeo game estará jogável para todos durante a E3 2011, que acontecerá entre 7 e 9 de junho.
Provável:
  •          O codinome do console é Projeto Café. Este fato foi confirmado por várias fontes.
  •          O console é mais poderoso que o 360 e o Playstation 3. O quão mais poderoso? Dificil dizer.
  •          O novo design do controle é mais tradicional, com um tom de modernidade: Uma tela de toque no meio para interação com o jogo na tela principal.
  •          Haverá retro compatibilidade com o atual Nintendo Wii e o Game cube.
  •          Muitos jogos não-nintendo (third-party) estão sendo desenvolvidos para o console. Há um forte indício de que o GTA 5 está sendo feito como título de lançamento.
  •          Projeto cafe é apenas um codinome. Há informações “seguras” de que a Nintendo esteja considerando nomeá-lo Nintendo Stream.
  •          Segundo as mesmas fontes citadas pela IGN, o novo console vem com uma nova proposta de interatividade online. Agora será possível não só conversar com seus amigos enquanto joga, mas também ver o que eles estão jogando.
Curioso para saber toda a verdade? Então junte-se a nós na ansiedade e espere até a E3 2011, quando tudo será desvendado!

4 comentários:

  1. Nintendo, eu te amo! você é minha unica senhora e salvadora! pro resto fétido e apodrecido, sou ateu!

    ResponderExcluir
  2. Tela LCD, touch screen, botões, sensores, streaming de conteudo... Eu espero que o controle não tenha tudo isso, pq o que vemos aí tá mais pra um Frankstein que pra um controle de videogame.

    Mas eu to mais preocupado com os jogos japas na E3 (Last Story e Xenoblade, principalmente) que com o Wii 2. lol.

    Só uma dica pra esse blog: tire esses comentários de OpenID... Eles são muitos ruins, limitam a quantidade de usuários que podem comentar.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dica! Quanto ao controle frankstein, sei não, viu? Sou a favor de mudanças, de arriscar. Se der errado, paciência. É a vida! Mas quando há acerto...

    ResponderExcluir
  4. Dentro tds os vídeo game atuais, eu ainda fico com o wii: pq pra mim, videogame que se preze tem que ter historia, tem q ser fruto de algo que vem desde o passado, mais com o ar da modernidade. O mario, e o donkey-kong estão presentes em minha vida desde muito mlk,e hoje eu jah posso jogalos em um grafico muito mais evoluído. E videogame q é videogame pra mim, tem q ter conteúdo, história; VALORES... não somente tiros, ou alta-definição. Tem q fazer parte da nossa vida, Se o novo console tiver interatividade com o wii, então pra mim ta perfeito e essa é a Nintendo pra mim.

    ResponderExcluir