terça-feira, 15 de março de 2011

Especial: Super Mario 3D

Parece um tanto redundante dizer que um novo console Nintendo, como o 3DS às portas do lançamento, pede por um novo jogo do expoente máximo da empresa: O Mario. Que Mario? Putz... Brincadeira, né?! O bigodudo da Nintendo é mais famoso inclusive que o Mickey Mouse, da Disney. E esse posto não foi adquirido à toa, já que é um personagem cujas aventuras solo são grandiosamente memoráveis (Isso sem falar em alguns de seus jogos "party", como a série Mario Kart, Mario Tennis, Smash Bros...) Cada fã tem seu favorito, mas há uma tendência absurda dos jogadores em apontar Super Mario Bros. 3 como o mais notável, Super Mario 64 o mais revolucionário e, recentemente, Super Mario Galaxy, ambos o primeiro e o segundo, os mais extraordinariamente, surpreendentes! Na palestra de Satoru Iwata, na GDC 2011, foi anunciado a produção de mais um game do nosso querido herói: Super Mario 3D. Surpreso? Acho que não... Como disse no início, é redundante dizer que um novo console Nintendo pede um novo game do herói.

Um novo conceito, uma nova dimensão:

Quando trabalhava na produção de Super Mario 64, primeiro jogo totalmente 3D da série (não é o efeito 3D real dos cinemas ou do 3DS), Shigeru Miyamoto encontrou um problema interessante no game design. Dar uma cabeçada num bloco de interrogação, elemento clássico dos jogos 2D, se mostrou uma tarefa um tanto árdua. Isso porque as três dimensões da estrutura do jogo são desenhadas como em perspectiva apenas, não são reais. A solução encontrada por Miyamoto e sua equipe foi colocar uma sombra bem abaixo do bloco, independente da posição do sol no ambiente do jogo. Assim fica mais fácil! Sem a sombra embaixo, é muito difícil acertar o bloco. Só que com o novo portátil tudo será mais interessante... Iwata solta em sua palestra que Miyamoto comentava que tinha achado a solução para esse problema com o 3DS. Eis a prova real que o efeito 3D acrescenta novas possibilidades de gameplay. Isso ocorre porque, com o efeito 3D ligado, é possivel perceber a distância real entre o personagem e o objeto. Não é uma mera visão em perspectiva, mas uma percepção real! Essa proposta casa tão bem em jogos de plataforma que um novo game do Mario parece ter sido uma pedida natural no portátil que sequer foi lançado para o ocidente.



O novo, o velho ou ambos: O que será?

Foram mostradas apenas quatro imagens do jogo novo, o logotipo e alguns comentários. Mas isso foi o suficiente para os rumores e especulações explodirem na Internet. O mais óbvio diz respeito ao logo do game. Lembra em muito o logo de Super Mario Galaxy, mas veja que há uma espécie de "rabinho" na letra "O" do nome do Mario. Familiar? Claro!

A super folha de Super Mario bros. 3 que dava ao Mario a roupa de um Raccoon que tinha a habilidade marcante de voar por alguns segundos, tardar a queda ou usar o rabinho como uma espécie de bastão para derrubar inimigos. O rabinho também era arma de um outro power-up do mesmo jogo, o Tanooki suit, que além de todas as habilidades do mario Raccon, ainda permitia que ele se transforma-se em uma estátua (parte da cultura japonesa) que não podia ser atingida por inimigos durante alguns segundos.

É clara a referência de super mario bros. 3 no super mario 3D. Pra não restar duvidas, olhe atentamente para as quatro imagens mostradas durante a conferência:

A primeira imagem mostra um Mario com um design entre o Mario 64 e o Mario Galaxy e num ambiente tridimensional. Agora veja os detalhes da imagem 2 (a superior direita) que estão evidentes na imagem abaixo:

A imagem 3 (inferior esquerda) mostra um Mario sem chapéu e pequeno! Ao que parece, a equipe de desenvolvimento abriu mão das barras de energia que vem sendo padrão nos jogos 3D do bigode desde Mario 64 pelo bom e velho sistema de "hierarquia" de power-ups. A imagem 4 mostra as estrelas cometas de Super Mario Galaxy 2, que ficavam escondidas na primeira estrela de cada galaxya... O velho e o novo... Genial! A equipe de desenvolvimento é a mesma de Super Mario Galaxy, trabalhando sob supervisão de Shigeru Miyamoto. Quer mais?! Então espere por mais detalhes na E3 2011, que ocorrerá no mês de junho. Satoru Iwata garantiu que veriamos o jogo em ação durante o evento... Até lá, parece que os meses serão loooongos.  A ansiedade só vai aumentar quando estivermos com o 3DS nas mãos e sentirmos o potencial do efeito 3D e do console. O fato é que, desde Mario 64, ainda sonho em poder voar novamente com o Mario majestosamente... Quem sabe, com a volta da super leaf meus sonhos não se tornam realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário