sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Especial: Discutindo o segundo analógico para o Nintendo 3DS.


Bem, depois de todo estado de choque que os usuários do Nintendo 3DS tiveram após o anuncio do segundo analógico, finalmente, está na hora de uma reflexão mais cuidadosa. Vamos tentar entender alguns aspectos que explicam essa investida inesperada por parte da Big N.

Primeiro, diminuindo limitações:

Quando anunciado oficialmente ao público, o portátil foi um estouro. Então, tinha tudo que os gamers queriam num novo portátil: Gráficos melhorados, um analógico suave para uma jogabilidade mais refinada e, é claro, o efeito 3D e mais uma tonelada de jogos novos anunciados.

Vários jogos anunciados para o 3DS durante a E3 2010. Ainda estamos no aguardo da maioria deles.

Embora, na ocasião, todo mundo estivesse mais preocupado em experimentar o revolucionário estereoscópio 3D glasses Free, ficou uma inquietação no fundo do coração de todo jogador que curte uma experiência mais completa: E o segundo analógico? Gostos a parte, mas, é impossível negar que um segundo analógico acrescenta muitíssimo ao gameplay, afinal, quem não sentiu falta de movimentar a câmera no Twilight Princess no Wii? E jogos como Call of Duty? Nem todo mundo se adaptou à tela de toque introduzida no Ds para a mira. Certo, a tela de toque consegue cumprir algumas funções de um segundo analógico, mas nem todas de forma eficiente!

Nintendo 64 e Nintendo Game Cube: Fácil portar?

Todo mundo vibrou com a chegada de Ocarina of Time para o mundo 3D em sua versão portátil. E, lógico, um port remasterizado é sempre bem-vindo, desde que não atrapalhe a produção de jogos originais. Agora imagine você com uma versão melhorada e em 3d de Wind Waker... Eternal Darkness, Super Mario Sunshine... Veja, há um universo de novas possibilidades! Mas, sem um segundo analógico, tudo fica mais difícil. Ou você acha que foi coincidência a Nintendo escolher para portar dois jogos do Nintendo 64? Nenhum dos dois jogos utiliza um segundo analógico, certo?

Já imaginaram essa pérola em 3D? Sonhar não custa nada...

Novos Jogos: A tendência moderna de programação.

Kid Icarus já está praticamente finalizado. O jogo foi o primeiro oficialmente anunciado para o portátil, digo, foi o primeiro anunciado feito do zero, pensado com as novas funcionalidades do console. Mas, e isso é fato, nem todo mundo curtiu a jogabilidade na Stylus. Demora um tempo pra se acostumar e a mão cansa com jogatinas prolongadas. Fora que a Stylus na mão dificulta pressionar outros botões, portanto, o gameplay mais uma vez se mostra limitado. Não é a toa que Monster Hunter Tri G virá com o acessório. A idéia, nesse caso, é trazer a melhor experiência em jogabilidade para o jogo da Capcom que pede muitas, mas muitas horas para se terminar. Por essa e por outras, o segundo analógico nos consoles mais modernos virou uma tendência. A próxima geração iniciada com o 3DS toda deverá ter essa característica obrigatória!Tudo bem, a Nintendo foi teimosa em não lançar essa feature junto com o console, mas, pelo menos, estão tentanto conrrigir o erro o quanto antes. E fico feliz com isso! Seria injusto eles lançarem uma nova versão do portátil com o segundo analógico embutido, tornando a versão anterior inútil. Imagine você que saia um Call of Duty para o 3DS mas ele só é compatível com a versão "LITE" do console, porque tem um segundo analógico. Como fica quem possui apenas o primeiro modelo? Triste, não? É claro e cristalino que o add-on, recém-anunciado, é para que todos sejam beneficiados. Goste você ou não, muito provavelmente, você irá adquirir o acessório para jogar títulos futuros. Não seja tolo em duvidar disso.

O Efeito Vita e os jogos Multiplataformas:

Por último, creio que o peso maior para a decisão do segundo analógico tenha sido os jogos multiplataformas futuros. Afinal de contas, programar uma versão para o Vita e uma exclusiva para o 3DS, com a Touch Screen em mente para movimentar uma câmera ou mirar, deve dar algum trabalho e, por conta disso, muitos títulos ficariam de fora da biblioteca do portátil da Nintendo. Parece óbvio que as Third-Parties tenham se pronunciado com a Nintendo reportando isso. O alto escalão da empresa deve ter se reunido e resolveram colocar o segundo analógico e manter o portátil no páreo. Desespero? Claro que não. No fim das contas, pensando melhor, parece que o passo dado pela empresa não foi tão no escuro assim. Afinal, a gente nunca sabe o que passa nos bastidores das empresas. Só espero que games como Mario Kart 7, Super Mario Land 3D e Kid Icarus façam o console brilhar como brilhou seu antecessor. Até o lançamento do Playstation Vita, em 2012, acredito que as principais cartas da Nintendo estarão na mesa. E a luta pela próxima geração em portátil será épica, com a Nintendo ainda segurando prestígio e carisma acumulados por anos durantes várias gerações.

A linha de frente da Nintendo é páreo duro. Pra desbancar um jogo do Mario ou Zelda as outras empresas tem que fazer milagres.
Atualizado: Ainda rola um boato que o acessório traz uma bateria extra para o portátil, resolvendo dois prolemas de uma vez só! Isso tudo veio de um comentário da equipe de Hideo Kojima, que insinuou isso. Segundo ele "Para aqueles que jogam por longos períodos, acho que ele - o acessório - conquistará vários fãs". Será?

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário